Páginas

sábado, 12 de outubro de 2013

Serial Experiments Lain... Um dos melhores animes que já vi

Serial Experiments Lain

Isso sim é anime reflexivo


   Serial Experiments Lain é para mim um dos melhores animes já feitos. Analisar esse anime é algo bastante complexo, já que ele, apesar de abordar diversos aspectos como filosofia, sociologia, física, química e até teologia, é um anime muito subjetivo. Sua grandiosidade é tanta que inspirou filmes como Matrix (isso mesmo, o anime Serial Experiments Lain inspirou o filme Matrix) e até estudos em PHD sobre a obra (que serão falados mais tarde). Por isso, eu irei dividir a análise do anime em duas partes: a primeira se refere aos aspectos técnicos da obra, tais como a historia, o desenho do anime, a ambientação sonora, etc. A segunda parte já abordará os aspectos filosóficos, sociológicos, etc da obra, e também a subjetividade dela (pelo meu ponto de vista, é claro). Atenção: a análise a seguir contém spoilers, ou seja, revelações sobre o enredo. É recomendado que você veja a obra antes de ler a seguinte análise!

 Aspectos Técnicos


   Serial Experiments Lain é um anime que foi lançado em 1998, pelo estúdio Triangle Staff .

   A série se foca em Lain Iwakura, uma adolescente japonesa moradora dos subúrbios, e sua introdução à Wired, uma rede de comunicação global similar à internet. Lain mora com sua família de classe-média, que consiste em sua inexpressiva irmã mais velha Mika, sua fria mãe, e seu pai obcecado por computadores. A primeira agitação em sua vida solitária acontece quando ela descobre que as garotas de sua escola receberam um e-mail de Chisa Yomoda, uma colega de escola que se suicidou. Quando Lain lê a mensagem em casa, Chisa a conta (em tempo real) que não está morta, mas que somente "abandonou a carne", e encontrou Deus na Wired. a partir de então Lain é compelida a um caminho que a leva, cada vez mais profundamente, à rede e aos seus próprios pensamentos. (Wikipédia).

   Quando eu vi a sinopse de Serial Experiments Lain, eu não tive muita vontade de ver o anime. E eu acredito que a maioria das pessoas que conheceram o anime vendo sua sinopse também não se interessaram muito por ele. Porém, depois de procurar melhor sobre o anime, acabei me interessando um pouco mais: o anime aborda diversos aspectos da filosofia, sociologia, física, e muitas outras coisas. Isso me chamou a atenção, e me fez pensar como tudo isso seria abordado num anime de 13 episódios, e então resolvi dar uma chance e assistí-lo. Logo de cara, a abertura do anime (à direita) me agradou muito: a música Duvet, da banda Britânica Bôa foi uma combinação muito boa a animação de abertura. Resolvi continuar vendo o anime. Contudo, com o passar do primeiro episódio, eu fui perdendo a vontade de continuar a ver o anime: no começo, tudo ficou muito confuso para mim, e eu quase desisti. Mas, com alguma força de vontade,decidi que ia ver o anime até o final. Isso foi a melhor coisa que eu fiz: o anime me surpreendeu muito!!
   

   A história principal se dá entre a relação entre a Wired (que seria como uma versão melhorada da internet) e Lain (a protagonista do anime). Lain é uma menina muito tímida, e algo que é muito interessante no anime é que ele consegue passar muito bem essa timidez e introversão. Quando sua amiga (que se suicida logo no começo do anime) manda e-mails para ela dizendo que ela não morreu, mas somente abandonou e corpo, e que fez isso porquê encontrou Deus na wired, Lain passa a se interessar por computadores, e pela Wired. Com o passar dos episódios, ela descobre que já era conhecida na Wired, mas como uma pessoa com personalidade totalmente diferente da sua. Lá ela também conhece o "Deus" da Wired (posteriormente, ela própria é tida como um "Deus"). A partir de tudo isso, são construídas muitas ideias filosóficas que são discutidas durante o anime (e que também serão abordadas nessa análise), tais como:
  • O que constitui a "realidade"? 
  • Quão real é o tempo? 
  • O que constitui o "eu" como uma entidade singular? (Personalidades) 
  • O que constitui "Deus"? 
  • Como são programas sencientes diferentes dos seres humanos? 
  • Existe tal coisa como a humanidade coletiva? 
   Toda essa narrativa é mostrada inicialmente de maneira lenta, o que me incomodou um pouco (algumas cenas são "mudas" e bastante lentas, mas isso contribui para revelar a personalidade de Lain), mas com o passar dos episódios ela vai sendo abordada de forma "normal". Além disso, essas discussões que são feitas durante o anime o tornam (na minha opinião) um anime espetacular. Além dessas questões, ainda são abordadas teorias conspiratórias e fenômenos físicos, tais como a Ressonância Schunman. Tudo abordado ao melhor estilo Cyberpunk. Não vou discutir mais sobre a história ou sobre os aspectos citados acima, pois eles serão abordados na segunda parte da análise. Continuando a primeira parte, irei falar sobre os outros aspectos técnicos.

   Uma coisa que pode te deixar muito confuso ao ver o anime (me deixou bastante) é o cenário: Em alguns momentos você não sabe onde a Lain está (no mundo ou na Wired) e além disso, mesmo para época, o desenho do anime pode ser considero "ruim". Contudo, segundo algumas pessoas, o desenho (que eu não diria ruim, mas subjetivo) feito dessa forma foi algo intencional, feito pelo autor, que teriam certos objetivos, tais como: 
  • Visões psicodélicas que exploram vários "eus" vs um singular "eu" (várias Lain's)
  • Teoria da Informação descrita visualmente (o cenário te ajudaria a entender melhor algumas coisas)
  • Um sentimento crescente de "descrença" cada vez que a cena escola monótona e normal é mostrado.
   Em resumo, o que eu posso dizer do cenário, é que é algo um tanto subjetivo. 
   Outro aspecto muito bem explorado no anime é a ambientação sonora. Tanto a abertura como o encerramento do anime possuem ótimas músicas, mas para mim o que mais se destacou foram as músicas durante o anime: em certos momentos elas contribuem para mostrar a timidez e introversão de Lain, seu desespero, e em outros fazem totalmente o contrário, ao mostrar uma Lain "superior" ("Wired Lain"), o que dá uma grande ênfase nas cenas. O que posso dizer dos aspectos técnicos, sem mais spoilers, é isso. Agora vamos a parte que eu mais quero falar:


Aspectos Filosóficos, e outros


Isso, sem sombra de dúvida, foi o que mais me prendeu ao anime, e me fez considerá-lo um dos melhores animes que já vi. Não vou adentrar muito nesse aspecto justamente por ser algo um tanto subjetivo, mas vou fazer o meu melhor eu dizer o que conseguir.
Lain, uma menina introvertida.

   Primeiramente pode-se observar que Lain é uma menina bastante tímida e introvertida. Até mesmo suas colegas de classe diziam isso para ela. Arisu, uma amiga dela, a convida para ir numa boate, a Cyberia. A partir dai, Lain começa a se tonar um pouco mais "extrovertida", mas logo depois de se fascinar pela Wired, ela volta a se fechar e a sair pouco. Essa característica de Lain, a introversão, foi estudada por Jung, nos Tipos Psicológicos

 
  Outro aspecto muito abordado em SEL é o que é a realidade, e a partir do que ela se faz. A partir dai, diversos outros aspectos são abordados: O Protocolo 7, que queria acabar com a barreira entre a Wired e o "mundo normal", é destruído pela Lain. Ela, que antes dizia não haver distinção entre a Wired e o mundo normal, o destrói justamente por isso: ela mesma não sabia o que era real, e quem era ela. Pode-se perceber a partir dai questões tais como:
- As fronteiras da realidade;
- A percepção individual e coletiva da realidade;
- O que reside na memória das pessoas;
- Consciência, interconexão e alucinações.
(Xpsblog). 
  
   A realidade em Lain também é abordada de outra forma: como um registro. Como disse o "Deus" Eiri : Uma memória é apenas um registro. Onde seus pensamentos acabam e a realidade começa, há uma linha tênue. Pensamentos e sentimentos restringem operação... Lain, você pode superar essa barreira. Mesmo se você esquecer essa conversa que tivemos, você saberá. Enquanto eu criar o mundo da maneira que desejo, eu e você...

   É claro que muitos outros aspectos são abordados em SEL. Não vou falar sobre todos, para que essa análise não fique maior do que já está. Agora farei minhas considerações finais sobre o anime:

 Serial Experiments Lain é, sem dúvida alguma, uma grande obra de arte. Além de ter sua própria história, ele é um anime bastante reflexivo e subjetivo, o que pode levar a várias interpretações. Contudo, eu não recomendo esse anime para todos. Somente aqueles que têm paciência e senso crítico conseguirão ver o anime. Para quem tem esses dois fatores, é um anime que eu recomendo totalmente.

Nota Geral: 9.5

4 comentários:

  1. Esse anime é uma merda, tu viu quantos animes nessa tua vida amigo? 2?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Hahahahah Esse daí não tem os "fatores" para assistir esse anime. É óbvio q esse anime é bom, não é perfeito, mas é incrível.

      Excluir
  2. JTG Partners, Inc. Announces - JTM Hub
    The combined 나주 출장안마 revenues 여수 출장안마 from 인천광역 출장마사지 the JTG Group 순천 출장샵 (JTG.Q) and 서울특별 출장마사지 JTG.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.Q.

    ResponderExcluir