Páginas

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Chaos;Head... Um anime que me decepcionou um pouco

Chaos;Head

 
   Chaos;Head foi um anime que infelizmente, me decepcionou um pouco. Pode ter sido por eu ter esperado demais dele, ou por de fato a história ter se complicado bastante. Mas antes de eu falar minha opinião sobre o anime, vamos primeiro falar sobre a história dele, é claro (afinal, que sentido faz falar de um anime sem contar sua história antes?). Antes de ler, tenha em mente que a análise a seguir contém spoilers. Só leia se já tiver visto o anime. Caso contrário, você saberá fatos antes de vê-lo.
   Chäos;Head conta a história de um estudante otaku e hikikomori (uma pessoa que praticamente vive dentro do quarto) chamado Takumi Nishijou. Esse cara realmente está no fundo do poço, sendo um dos personagens mais patéticos que já se viu em um anime, vivendo uma vida enclausurada dentro de sua moradia (que, no caso, é uma espécie de contêiner de apenas um cômodo no alto de um prédio), apenas jogando games online ou vendo animes no computador. Ele chega até mesmo a ter um cronograma para ter o mínimo de presença na escola e não repetir o ano por muitas faltas. Devido a sua vida reclusa, Takumi começa a ter alucinações, chegando até a imaginar Seira (uma personagem de algum anime) como sua esposa, conversando com ela freqüentemente e perguntando seus conselhos sobre o quê deveria fazer em várias situações.

    Devo admitir que no início, o anime me prendeu bastante. Logo no primeiro episódio Takumi (o personagem principal do anime) recebe imagens de um assassinato, no qual um homen sofreu um "estacamento" (foi perfurado por diversas estacas). Ele se assusta bastante, mas acha que é uma brincadeira de mau gosto. Ele vai para a escola, mesmo a contra-gosto (como pode-se ver na sinopse acima, ele é muito recluso, e odiava ir para a escola), mas ao voltar para casa, algo o chama a atenção: num beco, ele encontra uma estaca, idêntica aquela que foi mostrada na imagem do "estacamento". Curioso, ele segue até o final do beco, onde uma imagem o aterroriza: uma menina estava enfiando estacas em um homem, exatamente como nas imagens que lhe foram mandadas anteriormente.

   Isso foi o suficiente para me querer fazer ver o anime. Como eu gosto bastante de mistério, e também de ver como eles serão resolvidos, o primeiro episódio me prendeu ao anime. E no segundo episódio, eu fiquei muito mais interessado: a menina que Takumi viu assassinando o homem simplesmente aparece na sua sala, como sua amiga, e todos se lembravam dela. Mas Takumi não. Pra ele, ela , de alguma forma, mudou a memória de todos, ou então todos estavam conspirando contra ele. Isso tudo me fez pensar: como o autor resolverá essa situação?
   Mas a partir daí as coisas desandaram para mim. Ao invés de soluções fantásticas para resolver o mistério, o anime me mostrou algo que eu nunca, de forma alguma esperava, nem ao menos pensava: Espadas. Sim, você não leu errado, espadas eram a solução. Di-Swords para ser mais exato. Em meio a esse ocorrido, Rimi (a menina que matou o homem no primeiro episódio) fica muito amiga de Takumi, tanto que ele se apaixona por ela. Isso para mim foi decepcionante. O que antes era um mistério, foi sendo deixado de lado, e o anime acabou virando mais ação, com lutas. Seu rumo mudou totalmente.
   Não contarei mais que isso, pois quero mante a curiosidade nas pessoas em ver o anime. É claro que a história não é somente como foi dito acima, simultaneamente ocorrem outros fatos, que podem até mudar a opinião dos leitores sobre o anime. Mas é exatamente isso que eu quero: se vocês não concordarem, digam exatamente porque, discutam.
   Além da história, outro aspecto me decepcionou também: a trilha sonora. Não que ela seja ruim, ele é boa na verdade, mas o que me incomodava e muito era ter que ouvir a música errada na hora errada. Ora, uma cena que mostra desespero precisa de uma música tensa, não uma música triste ou uma música tensa "de menos"; isso quebra todo o clima que a cena quer passar. E, infelizmente, isso acontece bastante em Chaos;Head.

   Porém minhas críticas ao anime terminam aqui. Se por um lado o desenrolar da história e a trilha sonora me decepcionaram, por outro os traços do anime (muito bem feitos por sinal) me agradaram bastante. Os personagens são muito bem desenhados, e o cenário também. O encerramento e a abertura também não deixam a desejar, e até que me agradaram bastante. De forma geral, eu recomendo Chaos;Head. Ele é um bom anime, mas (na minha opinião) se você que um anime de mistério ou um anime complexo, você pode encontrar opções muito melhores.

Nota Geral: 7.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário